Quando um cliente atrasa as parcelas de seu financiamento ou tem seu veículo apreendido por falta de pagamento, o papel do advogado é de extrema importância.
O advogado deve analisar todo o contrato de financiamento do veículo, verificando cláusulas abusivas, juros excessivos, taxas indevidas e outras possíveis irregularidades que possam ter ocasionado o atraso no pagamento das parcelas.
A partir disso, o advogado pode ingressar com uma ação cabível ou apresentar defesa, buscando defender os direitos de seu cliente.
O objetivo é readequar as condições financeiras do seu cliente e evitar a busca e apreensão do veículo, ou restituir o veículo ao cliente, dependendo do caso.
Há vários meios de defesa que podem ser apresentados em uma ação de busca e apreensão, tais como: revisão de juros; erro na notificação extrajudicial; informação de parcela paga; erro nos dados do veículo; ação judicial distribuída em cidade que não é a do cliente; ação de depósito ou consignação em pagamento.
Durante o processo de busca e apreensão, o advogado deve acompanhar todas as etapas do procedimento, sendo que é possível contestar a legalidade da apreensão caso seja identificado algum tipo de irregularidade. Caso o veículo já tenha sido apreendido, o advogado pode apresentar recurso com intenção de restituir o bem ao cliente.
Por fim, é importante destacar que a atuação do advogado é fundamental para garantir os direitos da pessoa vítima da busca e apreensão do seu veículo. Além disso, muitas vezes, a contratação de um profissional especializado pode evitar que a pessoa seja exposta a situações constrangedoras e injustas, como a retirada do veículo de sua posse de forma abrupta.